Olá Contador(a)! Seja bem vindo ao artigo: Customização dos Gráficos nos Dashboards
Após a criação de um novo indicador com a personalização requerida, você precisará criar um gráfico para demonstração. Siga o passo a passo indicado:
- Acesse o dashboard de uma empresa;
- Clique no botão “Customização” ;
- Acesse a aba “Gráfico” ;
- Clique no botão ou para criação,
ou clique em “Editar” para ajustar um gráfico atual; - Irá abrir uma tela para configurações do gráfico, a qual você precisa informar:
- Nome, descrição, indicador a ser adicionado;
7. Na 2ª página da tela de criação de gráfico o objetivo é escolher o tipo de gráfico para o(s) indicador(es) selecionado(s);
8. Após escolher o tipo de gráfico, será exibido uma demonstração meramente ilustrativa para você confirmar;
9. Para finalizar, clique em “Salvar” .
Pronto! Agora é só inserir o gráfico no dashboard desejado!
No vídeo abaixo, você verá os passos de criação e customização de forma rápida e objetiva:
Observação:
Quando usar cada tipo de gráfico
Área: Use um gráfico de área para encontrar tendências nos dados ao longo do tempo.
Os gráficos de área são semelhantes aos gráficos de linhas, mas têm sombreamento abaixo das linhas para mostrar a amplitude das tendências.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores: 10
Barras: Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura.
A altura de cada barra é proporcional a uma agregação específica. As categorias podem ser algo como Receitas, Despesas, Custos. Muito importante para visualizar históricos dos dados e resultados.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores: 10
Barras empilhadas: Gráficos de barras empilhadas exibe o tamanho relativo—como uma contagem, porcentagem ou outra variável numérica—de uma variável categórica, subdividida por cores com base em um subgrupo. Exemplo: Contas analíticas de uma conta sintética.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores: 10
Barra e linha: É um tipo de gráfico combinado entre barras e linhas, ajudando a analisar diferentes unidades de informação, por exemplo, valores monetários e percentual, nesse exemplo, os valores monetários podem ser em barras e o percentual em linhas.
Quantidade mínima de indicadores: 2
Quantidade máxima de indicadores: 2
Linhas: Gráficos de linhas são ideais para exibir tendências ao longo do tempo, enfatizando o fluxo de tempo e taxa de mudança mais do que a quantidade de mudanças. Múltiplas escalas podem ser utilizadas no eixo Y para quando você quiser comparar diversas linhas com variações de valores significativamente diferentes.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores:10
Círculo: Esse tipo de gráfico mostra o progresso ou resultado daquele valor ou atividade, por exemplo, o percentual do lucro líquido.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores: 1
Pizza: Os gráficos de pizza são usados para representar porcentagens ou dividir resultado em várias partes. Normalmente são utilizados para exibir os tamanhos relativos das partes de um todo.
Quantidade mínima de indicadores: 1
Quantidade máxima de indicadores: 10
*Esta é uma funcionalidade disponível para clientes dos planos:
Expert e Profissional.