Integração com Omie

Seja bem vindo ao artigo: Integração com Omie.

A integração com o sistema financeiro Omie é uma função que a Nucont traz para que não seja necessário o preenchimento manual da planilha financeira. 

Nesta integração, conseguimos extrair todos os dados diretamente do Omie e integrá-los com a Nucont PRO.

Para fazer a integração com o sistema Omie, siga os passos abaixo:

  1. Clique no menu lateral do lado esquerdo e clique em "Conecte"Conecte;
  2. Em seguida "Financeiro"Finan.;
  3. Na tela, vai aparecer a listagem de todas as empresas cadastradas na Nucont. Expanda a tela da integração da Omie como na imagem abaixo:
               Omei 2
  4. Clique em “Conectar empresa” Concetar empresa;
  5. Em seguida insira as chaves de integração APP KEY e APP SECRET, para acessar as chaves siga o passo a passo desse link;
    omie integração
  6. Após a inserção das chaves você poderá escolher qual regime os dados viram, Fluxo de Caixa e/ou Competência, o principal irá para o plano de contas principal e o secundário para o cenário.

    Atenção:
    Fluxo de Caixa: Transações ocorridas na empresa no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas.
    Competência: Transações ocorridas na empresa no período de seu registros contábeis são contabilizados na hora em que são realizados.

  7. Para finalizar, clique em “Integrar” INtegrar...e aguarde a finalização do processo;
  8. Caso queira acessar a empresa pela própria tela, clique no 3 pontinhos 3 pontinhos na frente do nome da empresa e Acessar Empresa:
    omie info

Informações importantes!

  • Para realizar a atualização dos dados Financeiros basta clicar em Atualizar Dados Financeiros, conforme imagem abaixo:
  • Vale ressaltar que os dados das contas de Custos e Despesas aparecem como números positivos, para efeito de cálculo e visualização dos gráficos.
  • É possível que em seu sistema financeiro as contas de Custos e Despesas aparecem como números negativos, porém trazemos para o Nucont como positivo para podermos subtrair da Receita e chegarmos no resultado final. 
  • As informações retiradas do Omie via importação pelo Fluxo de Caixa, são oriundas de Finanças>Previsto X Realizado > Realizado. E o Previsto Caixa de Finanças >Previsto X Realizado > Previsto.
    Conforme imagem abaixo:

    previsto
  • E os dados da importação via Competência, são oriundos de:
    Finanças > Relatório> Contas a Pagar e a Receber> Por Categoria
    conforme imagem abaixo:



    Em período, insira "Período específico" e informe uma data inicial e final, que seja início e final de mês, exemplo: 01/01/2023 até 31/11/2023
  • Para os dados de Previsto Competência é proveniente do mesmo caminho porém a coluna a ser conferida é a de Soma de A Pagar ou Receber.