Olá, contador(a)! Veja como configurar a integração e manter os dados atualizados na Nucont:
Pré-condições:
- Empresas cadastradas na Nucont
- Chaves de integração 'APP KEY' e 'APP SECRET'
Primeiro passo | Adicionar empresas na Nucont
Para importar os dados do Omie para o Nucont, é necessário cadastrar as empresas que você deseja ativar e integrar os dados. Existem diversas maneiras de realizar esse cadastro; sugerimos que você utilize a “Tabela Nucont” ou o “Excel” para facilitar o processo.
Se tiver dúvida no fluxo para cadastrar empresa, acesso o artigo "Como cadastrar empresas na Nucont"
Segundo passo | Chaves de Integração
- Acesse sua conta no site da Omie.
Na tela "Meus Aplicativos", será exibida uma lista com todos os aplicativos disponíveis para o seu usuário.
⚠️ Importante: apenas usuários com perfil administrador têm acesso à chave de integração. - Encontre o card das empresas
Localize o card da empresa e clique no ícone de engrenagem no canto superior direito. Em seguida, selecione a opção "Resumo do App". - Visualize a 'Chave de Integração'
Na tela de resumo do aplicativo, role até o final da página. Você encontrará a seção "Chave de Integração (API)". Para visualizar o seu App_Secret, clique no botão "Exibir".
Terceiro passo | Acessar o Omie na Nucont
Navegue até a seção “Integrações” que fica no menu lateral. Em seguida, selecione "Omie" e clique em "Conectar":
Quarto passo | Conectar os dados
Ao acessar a seção de integrações do Omie, você encontrará a lista das empresas que cadastrou no 'Primeiro Passo'. Se ainda não realizou essa etapa, recomendamos que retorne e realize o cadastro antes de prosseguir.
Conectar empresa
Na coluna 'Status', clique no ícone correspondente a empresa que deseja conectar:
Configurar dados
Ao clicar no ícone de conexão, uma nova janela será exibida solicitando que você insira as chaves de integração APP KEY e APP SECRET. Caso ainda não tenha essas chaves disponíveis, recomendamos que retorne ao 'Segundo passo' antes de continuar.
Após inserir as chaves solicitadas, você poderá definir qual será o regime principal que será utilizado no “Plano de Contas” e também selecionar o regime secundário, que ficará disponível para utilização e apresentação em “Cenários”.
Fluxo de Caixa: Transações ocorridas na empresa no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas.
Competência: Transações ocorridas na empresa no período de seus registros contábeis são contabilizados na hora em que são realizados.
Para concluir, clique em "Integrar". Em seguida, você pode repetir este procedimento para as demais empresas das quais deseja importar dados para a Nucont.
É importante destacar que, para fins de cálculo e visualização nos gráficos, os dados das contas de Custos e Despesas são apresentados como números positivos. Dessa forma, podemos subtrair esses custos da Receita e obter o resultado final de forma clara e eficiente.
As informações retiradas do Omie via importação pelo Fluxo de Caixa, são oriundas de Finanças > Previsto X Realizado > Realizado. E o Previsto Caixa de Finanças > Previsto X Realizado > Previsto.
Os dados da importação via Competência, são oriundos de: Finanças > Relatório> Contas a Pagar e a Receber> Por Categoria.
No campo "Período", insira uma data de início e uma data de término, ambas correspondendo ao primeiro e ao último dia do mês. Por exemplo, você pode utilizar o intervalo de 01/01/2025 a 31/01/2025.
Para os dados de Previsto Competência é proveniente do mesmo caminho, porém a coluna a ser conferida é a de Soma de A Pagar ou Receber.